LIXO: UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA

É muito importante para a saúde pública o descarte correto do lixo, notadamente o lixo orgânico, o lixo hospitalar e o lixo tóxico.

O lixo hospitalar e o lixo tóxico tem tratamento regulamentado e são atividades greridas por empresas especializadas. De maneira alguma devem ser misturados ao lixo orgânico ou descartados no meio ambiente.
  
Lixo hospitalar descartado num lixão 
Risco alto de contaminação

Ainda estão vivas em nossas memórias as cenas da tragédia de Goiânia, quando a manipulação errada de uma cápsula contendo material radioativo, indevidamente largado numa clínica desativada e aberta num depósito de ferro velho, provocou câncer e mortes entre aquelas pessoas que tiveram contato direto e indireto com o seu conteúdo. 

Ações realizadas para retirada do material radiotivo 

O lixo doméstico precisa também ter um tratamento adequado e em geral, esta é uma atribuição do poder público ou de empresas terceirizadas, que devem recolher, transportar e depositar o lixo em usinas de reciclagem, aterros sanitários ou em situação precária, em lixões a céu aberto.

Usina de reciclagem de lixo doméstico

Aterro sanitário

Lixão

O lixo doméstico é em geral constituído de material orgânico, pláticos, papel e papelão, vidro e metais. Alguns destes materiais têm valor comercial para reciclagem e devem ser previamente separados do material orgânico. 

Em algumas cidades existe a coleta seletiva de lixo e os materiais não orgânicos são destinados a locais apropriados, em geral cooperativas de catadores, contribuíndo para a geração de renda de número considerável de pessoas.

Coleta Seletiva

A população tem um papel importante no tratamento do lixo através do processo de descarte seletivo, que pode ser feito em qualquer residência ou condomínio. Basta separar previamente todo o lixo gerado, o que facilita o recolhimento, evita contaminação do material reciclável e reverte, em alguns locais, em bônus para o morador ou para o condomínio.

Recipientes para descarte seletivo do lixo

A sua colaboração é fundamental para a destinação adequada do lixo doméstico. Faça o descarte seletivo e contribua para melhorar a qualidade de vida da sua cidade, bairro, condomínio.